terça-feira, 30 de abril de 2013

Biografia de Victor Hugo

             Victor Hugo nasceu em 26/02/1802 Besançon,França. Faleceu no dia 22 de maio de 1885, Paris. Foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, estadista e ativista pelos direitos humanos de grande atuação política. Filho de um general do Primeiro Império Francês.
         Casou-se com Adèle Foucher (de 1822 a 1868), os dois tiveram cinco filhos, Léopoldine Hugo, Adèle Hugo, Charles Hugo, François-Victor Hugo. Victor Hugo foi o terceiro filho de Sophie Trébuchet e Joseph Hugo. 
              Muito jovem, compôs numerosos poemas. Aos quinze anos recebeu um prêmio em um concurso de poesia da Academia Francesa. Victor Hugo passou a infância entre Paris, onde foi educado por muitos tutores e também em escolas privadas, O período entre 1829 e 1843 foi o mais produtivo de sua carreira. Escreveu vários volumes de poesia lírica, muito bem recebidas. Nos seus escritos reserva lugar preponderante aos estados de alma. Demonstra uma forte tendência ao estranho, ao maravilhoso, ao exótico e ao pitoresco.
              Autor de Les Misérables e o corcunda de Notre-Dame, entre diversas outras obras.


Biografia de Carlos Drummond de Andrade

            Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 31 de outubro 1902. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo com os Jesuítas no colégio Anchieta.  Formado em farmácia,  com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil. 
             Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, Carlos Flávio, que viveu apenas meia hora (e a quem é dedicado o poema "O que viveu meia hora")
             Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo e prosseguindo até seu falecimento, que se deu em 1987 no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua única filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas.
             Quando se diz que Drummond foi o primeiro grande poeta a se afirmar depois das estreias modernistas, não se está querendo dizer que Drummond seja um modernista. De fato herda a liberdade linguística, o verso livre, o metro livre, as temáticas cotidianas.


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Semana Literária

               A semana literária é uma semana muito divertida, pois nus ajuda a conhecer um pouco mais sobre a literatura.
           Nos vimos vários teatros, canções, poesias, atividades e lindas exposições. Assim nos conhecemos as histórias de grandes autores brasileiros. 
           Nem da para acreditar em que um livro faz com o ser humano, ele consegue fazer  como que toda aquela fantasia se torne realidade.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Biografia Luiz Ruffato

                Luiz Ruffato é mineiro de Cataguases, onde nasceu em 1961, filho de um pipoqueiro semi-analfabeto e de uma lavadeira de roupas analfabeta.
           Formou-se em tornearia-mecânica no Senai de Cataguases (1977) e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981).
           Trabalhou como auxiliar de pipoqueiro, caixeiro, balconista de armarinho, operário têxtil, torneiro-mecânico, professor, gerente de lanchonete, vendedor de livros ambulante e jornalista.
             Como escritor, lançou seu primeiro livro em 1998 (Histórias de remorsos e rancores); o segundo em 2000 (os sobre viventes), que ganhou uma Menção Especial no Prêmio Casa de las Américas.
           

Biografia de boneca Julieth

            Antes de começarmos essa biografia tenho que dizer que isso é um trabalho de escola onde tivemos que criar um boneco(a) e apresenta-lo(a) no blog. 
          Julieth é uma super heroína completamente atrapalhada. Nasceu no dia 26/08/1995 na Inglaterra.
           Sabe todas as línguas do mundo, sabe voar, correr bem mais rápido que a luz e pode não parecer mas é bem forte.
            Nesses últimos dias Julieth fez sua aventura mais esquisita era socorrer um francês de um bandido ninja. Ela fez uma grande bagunça entre elas foram:
            * Um bebê que não vai ver seu chocalho por um tempo.
            * Uma mulher que vai demorar para refazer sua barraquinha de flores.
            * E um homem que vai ter que arranjar outra câmera digital com fotos de Paris.
Fora isso e um pouco mais ocorreu tudo bem.
             Apesar de toda essa bagunça ganhou uma medalha do presidente da França por ter socorrido um francês que na verdade era um diplomata em uma missão secreta de paz.