terça-feira, 30 de abril de 2013

Biografia de Carlos Drummond de Andrade

            Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 31 de outubro 1902. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo com os Jesuítas no colégio Anchieta.  Formado em farmácia,  com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil. 
             Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, Carlos Flávio, que viveu apenas meia hora (e a quem é dedicado o poema "O que viveu meia hora")
             Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo e prosseguindo até seu falecimento, que se deu em 1987 no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua única filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas.
             Quando se diz que Drummond foi o primeiro grande poeta a se afirmar depois das estreias modernistas, não se está querendo dizer que Drummond seja um modernista. De fato herda a liberdade linguística, o verso livre, o metro livre, as temáticas cotidianas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário