sexta-feira, 28 de junho de 2013

Provérbios

*''Água  mole pedra dura tanto bate até que fura''
*''Cada macaco no seu galho''
*''Tempestade em um copo d'água''
*"Olho por olho, dente por dente"
*"A curiosidade matou o gato"
*"Tudo o que sobe, tem que descer"
*"Se colhe o que se planta"

Cástor Cartelle

       Nascido na Galícia, Espanha, veio para o Brasil ainda jovem e tornou-se cidadão brasileiro. Licenciado em letras clássicas, filosofia e ciências naturais, é mestre em geociências e doutor em ciências, tendo dedicado uma parte significativa de sua vida ao ensino e à pesquisa paleontológica.professor na UFMG e, além de grande número de palestras e cursos em diversas universidades e colégios, tem-se empenhado no trabalho de defesa do meio ambiente como membro do conselho estadual do meio ambiente do estado de Minas Gerais.ice-presidente da fundação 
       Membro do conselho da fundação zoobotânica de Belo Horizonte. Foi consultor para a criação do Parque Biodiversitas.
Nacional dos Dinossauros em Souza (PB) e do Museu de Caravelas (BA), e dá assessoria ao novo museu de ciências naturais da PUC-MG

Câmara Cascudo

     Escritor e folclorista, nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 30 de dezembro 1898 e faleceu na mesma cidade, em 30 de julho de 1986. É um dos mais importantes pesquisadores das raízes étnicas do Brasil. 
      Câmara Cascudo casou-se em 1929, com Dália, com quem teve dois filhos, ele trabalhou como professor, diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e exerceu atividade de jornalista escrevendo crônica diária no jornal “A República” e outros veículos. Foi divulgador do integralismo e lecionou direito internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
          Publicou suas obras no Brasil e no exterior, por não queria abandonar a sua terra, não aceitou ser membro da Academia Brasileira de Letras, e ainda rejeitou o convite para ser reitor da Universidade de Brasília, convite feito na época pelo então presidente Juscelino.

Wagner Costa

      Wagner Costa nasceu em São Paulo, em 1950, é jornalista, e durante muito tempo atuou como repórter policial em grandes jornais diários de São Paulo. Atualmente, como escritor, percorre escolas em todo o Brasil, proferindo palestras, conversando com alunos e professores. Diz: "Escrevo porque acredito naquilo que acontece quando a palavra se aninha no coração e na consciência das pessoas. Minha literatura nasce de/para crianças, adolescentes, aborrecentes".
      Estudou Arquitetura e Urbanismo e é graduado em Comunicação Social pela ESPM. Tem mais de cem livros ilustrados. Participou de diversas exposições e catálogos na Alemanha, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Coreia, Eslováquia, Itália, Japão, México, Uruguai e Vietnã.

César Obeid

     Nascido na capital paulista em 1974, o premiado escritor, educador e contador de histórias César Obeid tem dedicado suas atividades à difusão da literatura infanto juvenil.
     Realiza palestras, oficinas, workshops, participa de seminários, encontros com leitores e mesas de debate por todo o país. Instituições como SESC, SESI, casas de cultura, bibliotecas, empresas, escolas, faculdades, sindicatos de professores, secretarias estaduais e municipais de cultura e educação e feiras do livro recebem seu trabalho. Frequentemente escreve matérias e artigos para jornais e revistas, como também participa de gravações de programas de televisão e rádio sobre leitura, literatura, poesia e cultura popular. Em 2010 foi o escritor homenageado na cidade de Catanduva, no evento “Fazer Literário” produzido pelo Sesc. Além do seu site pessoal (www.cesarobeid.com.br), no qual apresenta os seus livros, oficinas e palestras.

Ruth Rocha

         Ruth Machado Lousada Rocha, nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931 é escritora brasileira, especializada em livros infantis. Foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", vendeu mais de 1 milhão de cópias.
        Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é "Marcelo, Marmelo, Martelo", com tradução para diversas línguas. Mas sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por exemplo, o livro "Uma História de Rabos Presos", lançado no Congresso Nacional brasileiro, em 1989.
          Foi condecorada em 1998, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura. Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Atividade do livro de português - Pag. 142

Comparação de um livro 

*Baú de Feiticeiro: Na história poderia haver um feiticeiro onde guardava suas coisas em um baú misterioso.

*Navio Pirata no mar: As histórias de um livro podem nus navegar no mar da imaginação, como um navio pirata.

*Foguete perdido no ar: O livro pode voar graças as asas da imaginação, como  um foguete perdido no ar.

*Festa: Nos livros a alegria e felicidade, como uma festa, cheia de pessoa com que gostaria de compartilhar seu momentos mais felizes.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Visita ao Hospital Sarah Kubschek

       Os alunos do Colégio São Paulo foram ao Hospital Sarah Kubstchek. Fomos em pequenos ônibus, aconchegantes  e um pouco sofisticados. Quando chegamos, fomos bem recebidos por uma funcionária chamada Regina, que explicou as regras do hospital.
       Ao entrar no hospital fomos encaminhados para o auditório para assistir uma palestra apresentada por uma bibliotecária chamada Ana Paula.
       Estavam presentes as turmas do 6º e 7º anos do Colégio São Paulo. Lá também havia algumas turmas da Escola Estadual Olimpia Rezende Pereira. Cada turma estava acompanhada com um professor responsável.
       Na palestra apresentou a importância da prevenção dos acidentes de mergulho, trânsito, quedas, armas de fogo, entre outros.
       No  final da palestra recebemos um pequeno lanche. 
Voltamos para a nossa escola e recebemos 3 folhetos
 para aprofundar todo aquele conhecimento.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Modificação do texto- O Hotel dos Sonhos

    Quando minha prima e eu desemos do táxi já era quase meio dia, Ficamos imoveis diante aquele lindo hotel, ele era tudo bem chique. As janelas eram todas espelhadas e maravilhosas que me encantei. Descansei a mala no chão e apertei o braço da minha prima
   -é lindo.
    Ela me levou em direção da porta, tinamos escolha melhor? nenhum lugar oferecia um preço tão bom ao um hotel 5 estrelas. Com a liberdade de comer o que quiser. Os quartos eram muito silenciosos e bem luxuosos.
   As escadas cheiravam a um perfume muito doce que você se apaixona.
  A dona era uma linda jovem de olhos azuis como o mar e cabelos loiros como ouro. Vestia uma roupa sofisticada e usando salto alto, unhas feitas no salão com um esmalte branco como a neve.  

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cidade de Belo Horizonte

        Belo Horizonte é uma cidade muito bonita, com as paisagens lindas de suas serras encantando o olhar de cada um que vê. Também tem o delicioso pão de queijo que só os mineiros sabem fazer tão bem. Porém como toda cidade, tem poluição, violência e muito trânsito. Mas morar em Belo Horizonte também a vários outros pontos positivos como a grande variedade de lazer, conforto e é claro que também é uma cidade muito moderna com prédios altos e chiques, shoppings grandes e muito mais. 


Narrativa de Aventura- O Colar Poderoso


    Em um vale havia a  tribo de guerreiros do bem e a tribo do mal, porém as duas queriam a mesma coisa: a joia poderosa, para alguns poderia ser apenas um colar cheio de diamantes, porém no centro da joia havia uma pedra que tinha um grande poder. E quem possuía esse colar era a mulher mais linda de todas e muito delicada, seu nome era Jasmim. Porém a bela dama vivia em uma casa de campo muito distante.


       O grande problema era que ninguém sabia onde morava essa mulher. Até que um dia Magnum, o líder da tribo do bem foi conversar com um velho sábio que sabia a localização da dama.
       O guerreiro fez várias perguntas até que o sábio finalmente perguntou o que ele ia fazer com o colar tão poderoso. Magnum falou que iria trazer a paz ao mundo e se casaria com a linda Jasmim.
        O sábio então deu a ele um mapa com a localização da joia e o guerreiro voltou para a vila muito contente.
         Até que um guerreiro da tribo do mal ficou sabendo dessa joia  tão poderosa e conseguiu o fazer uma cópia exata do mapa, pois que era amigo de Magnum. E foi logo avisar seu mestre: Trevor líder da tribo do mal, seu objetivo era trazer as trevas para o mundo e aprisionar Jasmim e fazer dela sua escrava para sempre.

          As duas tribos saíram logo que  amanheceu. Foram sete dias e sete noites de viajem, até que finalmente, encontraram uma casa bem simples no meio de um campo florido com lindos jasmins.  A casa era protegida por uma magia poderosa. Magnum teve que lutar com muito com os seres da florestas; elfos, duendes, fadas, mas como Magnum era um guerreiro honrado, conseguiu entrar na casa de Jasmim. Mas para sua grande surpresa, Trevor entrou logo depois e começaram uma luta sem fim. 
            De repente o ar ficou diferente e os guerreiros ficaram estáticos, era  Jasmim que encantou os dois. Estavam tão fascinados com sua beleza que se distraíram, mas Trevor se recuperou em logo do encanto e atirou uma estatueta em Magnum que ficou atordoado. Trevor começou a  procurar  o colar, dentro da casa jogando tudo no chão, quebrando tudo. Até que viu um brilho estranho vindo debaixo de um móvel. Era uma caixa de madeira e lá dentro estava o colar, mas quando ele encostou na joia ela brilhou tanto que o deixou cego e Jasmim não perdeu tempo pegou logo a espata de Trevor e o matou.
              Foi depressa socorrer Magnum que estava ferido,  ele ficou muito surpreso ao ver  que Jasmim, aquela mulher tão delicada conseguira matar Trevor.
              Juntos, eles fizeram um pedido ao colar para trazer paz ao mundo.  Eles se casaram  com uma grande festa e nunca mais o mal habitou o vale.