quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Biografia de Maurice druon

Nascido em Paris, a 23 de abril de 1918Maurice Druon tinha entre seus antepassados um bisavô brasileiro, o escritor, jornalista e político maranhense Odorico Mendes (1799-1864), que se notabilizou como tradutor de Homero e Virgilio.
O autor de "Os Reis Malditos" passou a sua infância na Normandia e fez os seus estudos secundários no Liceu Michelet. Laureado do Concurso geral (1936), começou a publicar, à idade de 18 anos, nas revistas e jornais literários e ao mesmo tempo era aluno de Ciências Políticas (1937-1939).
Durante a Segunda Guerra Mundial combateu no interior da França até o momento do Armistício (1941). Ingressou então nas forças da Resistência, deixando a França em 1942, atravessando clandestinamente a Espanha e Portugal para ingressar nas fileiras dos serviços de informações da chamada "França Livre", em Londres, trabalhando com De Gaulle.
A partir de 1946, consagra-se à sua carreira literária, recebe o Prêmio Goncourt (1948) por sua novela As Grandes Famílias e diversos prémios prestigiosos pelo conjunto da sua obra.

Era conhecido mundialmente pela sua única obra infanto-juvenil, "Tistou les pouces verts", (No Brasil, "O Menino do Dedo Verde"publicada em 1957 com tradução de Dom Marcos Barbosa.

A 8 de Dezembro de 1966, foi eleito, na Academia Francesa, à poltrona 30, sucedendo Georges Duhamel. Além disso foi Secretário Perpétuo dessa instituição, a partir de 1985, mas escolheu em 1999 renunciar a esta última função, cedendo o lugar a Hélène Carrère de Encausse.

Em abril de 1973 foi nomeado Ministro da Cultura francês, do gabinete Pierre Messmer. Logo após assumir o cargo, declarava não ter intenções de entregar verbas do governo a "subversivos, pornógrafos ou intelectuais terroristas". Com isso levantou contra si os protestos de milhares de artistas, escritores e políticos e foi tachado de "ditador intelectual".

Foi Ministro dos Negócios Culturais entre 1973 e 1974 e deputado de Paris de 1978 para 1981.

Druon recebeu a Grande-Cruz da Legião de Honra, era Comendador das Artes e das Letras e titular de muitas outras condecorações.

Em 2 de março de 2007, torna-se decano da Academia Francesa, devido à morte do então decano, Henri Troyat.

Faleceu em Paris, a 14 de Abril de 2009.

A Pequena História da Guerra e da Paz

Sylvie Baussier, depois de fazer o curso de letras, especializando-se em Literatura Multimídia, foi editora de enciclopédias durante dez anos e jornalista. A partir de 1997 passou a se dedicar exclusivamente a escrever para o público infanto-juvenil. Autora de vários livros informativos de sucesso, ela escrever também sobre temas polêmicos (como marte e deficiência) com o pseudônimo de Allemand Baussier.

A ilustradora

          May Angeli estudou Artes Plásticas em Paris e começou a atuar no mercado editorial rapidamente. Depois de trabalhar com diversas técnicas (aquarela, lápis, tinta, guache), passou a se dedicar à gravura. A força e a audácia de seus trabalhos chamaram a atenção desde o início. Muitos dos livros ilustrados por ela foram premiados internacionalmente.



terça-feira, 5 de novembro de 2013

Relato de viagem Gruta de Maquiné - MG

                                                                 01 de Outubro de 2013 


           No dia primeiro de outubro os alunos do Colégio São Paulo fizeram uma viagem a cidade de Cordisburgo - MG para visitar a Gruta de Maquiné e o Museu de Guimarães Rosa .   
           As 7 : 40 o ônibus chegou para nos buscar , foi uma bagunça geral no ônibus , todos gritando e cantando sem parar , o fundinho então nem se fala . 

          Chegando em Cordisburgo os alunos dos 6° anos foram direto para dentro da gruta , aonde vimos estalactites e estalagmites . Também descobrimos que a Gruta de Maquiné é o berço da paleontologia brasileira . 

          Dentro da Gruta há 7 salões  , no primeiro salão a uma pequena pintura rupestre no teto , mais para dentro do salão havia 3 lagos artificias onde as pessoas jogavam moedas para realizar seus desejos .

         O salão 2 tem estalactites e estalagmites que se juntam e formam grandes pilastras , que até então achamos que segura o teto da Gruta , as " pilastras " tem cerca de 5 milhões de anos . 

      O salão 3 tem 80 m² e é o segundo maior salão da Gruta . 

     A gruta foi um grande rio subterrâneo banhado pelas águas do mar .

    Nos outros salões a vários bichos e criaturas formadas pelas roxas .

   Saindo da Gruta nós fomos a uma pequena exposição sobre ecologia e logo depois fomos almoçar uma comidinha mineira deliciosa . 

  Depois do almoço , fomos visitar o Museu Guimarães Rosa aonde havia o antigo quarto de Guimarães e  atualmente é o quarto Cordisburgo . O quarto dos pais guarda seus pertences como roupas de gala e gravatas borboletas .

   Os guias do Museu são conhecidos como os Miguilins , que são jovens voluntários que aprendem sobre a vida de Guimarães Rosa e depois que terminam suas atividades guiam os turistas que visitam o Museu . 

 No gabinete ( escritório ) estão livros , currículos , medalhas e tudo que era importante para Guimarães . 

  Depois de nos  divertirem bastante os alunos  do 6° anos foram embora , voltando para o colégio mais ou menos as 17:00 , novamente no ônibus foi uma bagunça . 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Atividade de português- Lenda de porque não existem sereias

    Não existem sereias porque na criação da Terra, o lago mágico secou.
    A lenda diz que se o lago estivesse aqui até hoje, a luz da Lua iria refletir nos desenhos das sereias estampados ao lado do lago, e iriam surgir sereias de vários tipos, que cairiam na água e seriam livres. Mas essa linda criatura pode enganar, elas teriam poderes incríveis de agilidade e vários encantos.
     Se essa especie estivesse viva ele se encontraria do Triangulo das Bermudas é a casa de muitas outras criaturas não descobertas ainda.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Diário de Viagem - Rio de Janeiro

          No dia 19 de janeiro de 2013 eu e minha família fomos viajar para tal cidade maravilhosa. Chegamos de tarde e logo já quis dar uma volta no calçadão e depois na praia. Quando anoiteceu fomos jantar no hotel.
 No dia seguinte fomos dar uma volta pela cidade, ver o bondinho, o cristo redentor e muitas maravilhas que o Rio oferece, claro voltamos para a praia tomando uma deliciosa água de coco e observando se não tinha nenhum ator ou atriz tomando sol.

          No terceiro dia fomos visitar o pão de açúcar de barco, e foi uma experiência inesquecível. no quarto dia estava chovendo e como não dava para ir a praia eu passei a tarde toda no Barra shopping. No quinto dia chegou a hora de ir embora, comi um pão de queijo no a ero porto mas não chega nem aos pés do pão de queijo mineiro, mas eu me divertir muito.


Relato de Viagem - Ilhéus - BA

Hoje eu vim falar de uma viajem que eu fiz em 2011 mas ainda me lembro como se fosse ontem. Eu viajei para Ilhéus Bahia nas minhas férias de julho, junto com meu pai, minha mãe e meu irmão.

O resort é muito lindo, tem piscinas com água corrente, tobo-água, bar aquático muitas brincadeiras com as crianças e com os adultos. agora o mais importante de tudo lá também tem muita comida. 
 Fora o prazer de você está em um lugar tão lindo como aquele, curtindo as férias com sua família e amigos, conhecendo um pouco mais da cultura, da culinária do gosto e muito mais.




sexta-feira, 28 de junho de 2013

Provérbios

*''Água  mole pedra dura tanto bate até que fura''
*''Cada macaco no seu galho''
*''Tempestade em um copo d'água''
*"Olho por olho, dente por dente"
*"A curiosidade matou o gato"
*"Tudo o que sobe, tem que descer"
*"Se colhe o que se planta"

Cástor Cartelle

       Nascido na Galícia, Espanha, veio para o Brasil ainda jovem e tornou-se cidadão brasileiro. Licenciado em letras clássicas, filosofia e ciências naturais, é mestre em geociências e doutor em ciências, tendo dedicado uma parte significativa de sua vida ao ensino e à pesquisa paleontológica.professor na UFMG e, além de grande número de palestras e cursos em diversas universidades e colégios, tem-se empenhado no trabalho de defesa do meio ambiente como membro do conselho estadual do meio ambiente do estado de Minas Gerais.ice-presidente da fundação 
       Membro do conselho da fundação zoobotânica de Belo Horizonte. Foi consultor para a criação do Parque Biodiversitas.
Nacional dos Dinossauros em Souza (PB) e do Museu de Caravelas (BA), e dá assessoria ao novo museu de ciências naturais da PUC-MG

Câmara Cascudo

     Escritor e folclorista, nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 30 de dezembro 1898 e faleceu na mesma cidade, em 30 de julho de 1986. É um dos mais importantes pesquisadores das raízes étnicas do Brasil. 
      Câmara Cascudo casou-se em 1929, com Dália, com quem teve dois filhos, ele trabalhou como professor, diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e exerceu atividade de jornalista escrevendo crônica diária no jornal “A República” e outros veículos. Foi divulgador do integralismo e lecionou direito internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
          Publicou suas obras no Brasil e no exterior, por não queria abandonar a sua terra, não aceitou ser membro da Academia Brasileira de Letras, e ainda rejeitou o convite para ser reitor da Universidade de Brasília, convite feito na época pelo então presidente Juscelino.

Wagner Costa

      Wagner Costa nasceu em São Paulo, em 1950, é jornalista, e durante muito tempo atuou como repórter policial em grandes jornais diários de São Paulo. Atualmente, como escritor, percorre escolas em todo o Brasil, proferindo palestras, conversando com alunos e professores. Diz: "Escrevo porque acredito naquilo que acontece quando a palavra se aninha no coração e na consciência das pessoas. Minha literatura nasce de/para crianças, adolescentes, aborrecentes".
      Estudou Arquitetura e Urbanismo e é graduado em Comunicação Social pela ESPM. Tem mais de cem livros ilustrados. Participou de diversas exposições e catálogos na Alemanha, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Coreia, Eslováquia, Itália, Japão, México, Uruguai e Vietnã.

César Obeid

     Nascido na capital paulista em 1974, o premiado escritor, educador e contador de histórias César Obeid tem dedicado suas atividades à difusão da literatura infanto juvenil.
     Realiza palestras, oficinas, workshops, participa de seminários, encontros com leitores e mesas de debate por todo o país. Instituições como SESC, SESI, casas de cultura, bibliotecas, empresas, escolas, faculdades, sindicatos de professores, secretarias estaduais e municipais de cultura e educação e feiras do livro recebem seu trabalho. Frequentemente escreve matérias e artigos para jornais e revistas, como também participa de gravações de programas de televisão e rádio sobre leitura, literatura, poesia e cultura popular. Em 2010 foi o escritor homenageado na cidade de Catanduva, no evento “Fazer Literário” produzido pelo Sesc. Além do seu site pessoal (www.cesarobeid.com.br), no qual apresenta os seus livros, oficinas e palestras.

Ruth Rocha

         Ruth Machado Lousada Rocha, nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931 é escritora brasileira, especializada em livros infantis. Foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", vendeu mais de 1 milhão de cópias.
        Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é "Marcelo, Marmelo, Martelo", com tradução para diversas línguas. Mas sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por exemplo, o livro "Uma História de Rabos Presos", lançado no Congresso Nacional brasileiro, em 1989.
          Foi condecorada em 1998, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura. Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Atividade do livro de português - Pag. 142

Comparação de um livro 

*Baú de Feiticeiro: Na história poderia haver um feiticeiro onde guardava suas coisas em um baú misterioso.

*Navio Pirata no mar: As histórias de um livro podem nus navegar no mar da imaginação, como um navio pirata.

*Foguete perdido no ar: O livro pode voar graças as asas da imaginação, como  um foguete perdido no ar.

*Festa: Nos livros a alegria e felicidade, como uma festa, cheia de pessoa com que gostaria de compartilhar seu momentos mais felizes.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Visita ao Hospital Sarah Kubschek

       Os alunos do Colégio São Paulo foram ao Hospital Sarah Kubstchek. Fomos em pequenos ônibus, aconchegantes  e um pouco sofisticados. Quando chegamos, fomos bem recebidos por uma funcionária chamada Regina, que explicou as regras do hospital.
       Ao entrar no hospital fomos encaminhados para o auditório para assistir uma palestra apresentada por uma bibliotecária chamada Ana Paula.
       Estavam presentes as turmas do 6º e 7º anos do Colégio São Paulo. Lá também havia algumas turmas da Escola Estadual Olimpia Rezende Pereira. Cada turma estava acompanhada com um professor responsável.
       Na palestra apresentou a importância da prevenção dos acidentes de mergulho, trânsito, quedas, armas de fogo, entre outros.
       No  final da palestra recebemos um pequeno lanche. 
Voltamos para a nossa escola e recebemos 3 folhetos
 para aprofundar todo aquele conhecimento.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Modificação do texto- O Hotel dos Sonhos

    Quando minha prima e eu desemos do táxi já era quase meio dia, Ficamos imoveis diante aquele lindo hotel, ele era tudo bem chique. As janelas eram todas espelhadas e maravilhosas que me encantei. Descansei a mala no chão e apertei o braço da minha prima
   -é lindo.
    Ela me levou em direção da porta, tinamos escolha melhor? nenhum lugar oferecia um preço tão bom ao um hotel 5 estrelas. Com a liberdade de comer o que quiser. Os quartos eram muito silenciosos e bem luxuosos.
   As escadas cheiravam a um perfume muito doce que você se apaixona.
  A dona era uma linda jovem de olhos azuis como o mar e cabelos loiros como ouro. Vestia uma roupa sofisticada e usando salto alto, unhas feitas no salão com um esmalte branco como a neve.  

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cidade de Belo Horizonte

        Belo Horizonte é uma cidade muito bonita, com as paisagens lindas de suas serras encantando o olhar de cada um que vê. Também tem o delicioso pão de queijo que só os mineiros sabem fazer tão bem. Porém como toda cidade, tem poluição, violência e muito trânsito. Mas morar em Belo Horizonte também a vários outros pontos positivos como a grande variedade de lazer, conforto e é claro que também é uma cidade muito moderna com prédios altos e chiques, shoppings grandes e muito mais. 


Narrativa de Aventura- O Colar Poderoso


    Em um vale havia a  tribo de guerreiros do bem e a tribo do mal, porém as duas queriam a mesma coisa: a joia poderosa, para alguns poderia ser apenas um colar cheio de diamantes, porém no centro da joia havia uma pedra que tinha um grande poder. E quem possuía esse colar era a mulher mais linda de todas e muito delicada, seu nome era Jasmim. Porém a bela dama vivia em uma casa de campo muito distante.


       O grande problema era que ninguém sabia onde morava essa mulher. Até que um dia Magnum, o líder da tribo do bem foi conversar com um velho sábio que sabia a localização da dama.
       O guerreiro fez várias perguntas até que o sábio finalmente perguntou o que ele ia fazer com o colar tão poderoso. Magnum falou que iria trazer a paz ao mundo e se casaria com a linda Jasmim.
        O sábio então deu a ele um mapa com a localização da joia e o guerreiro voltou para a vila muito contente.
         Até que um guerreiro da tribo do mal ficou sabendo dessa joia  tão poderosa e conseguiu o fazer uma cópia exata do mapa, pois que era amigo de Magnum. E foi logo avisar seu mestre: Trevor líder da tribo do mal, seu objetivo era trazer as trevas para o mundo e aprisionar Jasmim e fazer dela sua escrava para sempre.

          As duas tribos saíram logo que  amanheceu. Foram sete dias e sete noites de viajem, até que finalmente, encontraram uma casa bem simples no meio de um campo florido com lindos jasmins.  A casa era protegida por uma magia poderosa. Magnum teve que lutar com muito com os seres da florestas; elfos, duendes, fadas, mas como Magnum era um guerreiro honrado, conseguiu entrar na casa de Jasmim. Mas para sua grande surpresa, Trevor entrou logo depois e começaram uma luta sem fim. 
            De repente o ar ficou diferente e os guerreiros ficaram estáticos, era  Jasmim que encantou os dois. Estavam tão fascinados com sua beleza que se distraíram, mas Trevor se recuperou em logo do encanto e atirou uma estatueta em Magnum que ficou atordoado. Trevor começou a  procurar  o colar, dentro da casa jogando tudo no chão, quebrando tudo. Até que viu um brilho estranho vindo debaixo de um móvel. Era uma caixa de madeira e lá dentro estava o colar, mas quando ele encostou na joia ela brilhou tanto que o deixou cego e Jasmim não perdeu tempo pegou logo a espata de Trevor e o matou.
              Foi depressa socorrer Magnum que estava ferido,  ele ficou muito surpreso ao ver  que Jasmim, aquela mulher tão delicada conseguira matar Trevor.
              Juntos, eles fizeram um pedido ao colar para trazer paz ao mundo.  Eles se casaram  com uma grande festa e nunca mais o mal habitou o vale.  

terça-feira, 30 de abril de 2013

Biografia de Victor Hugo

             Victor Hugo nasceu em 26/02/1802 Besançon,França. Faleceu no dia 22 de maio de 1885, Paris. Foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, estadista e ativista pelos direitos humanos de grande atuação política. Filho de um general do Primeiro Império Francês.
         Casou-se com Adèle Foucher (de 1822 a 1868), os dois tiveram cinco filhos, Léopoldine Hugo, Adèle Hugo, Charles Hugo, François-Victor Hugo. Victor Hugo foi o terceiro filho de Sophie Trébuchet e Joseph Hugo. 
              Muito jovem, compôs numerosos poemas. Aos quinze anos recebeu um prêmio em um concurso de poesia da Academia Francesa. Victor Hugo passou a infância entre Paris, onde foi educado por muitos tutores e também em escolas privadas, O período entre 1829 e 1843 foi o mais produtivo de sua carreira. Escreveu vários volumes de poesia lírica, muito bem recebidas. Nos seus escritos reserva lugar preponderante aos estados de alma. Demonstra uma forte tendência ao estranho, ao maravilhoso, ao exótico e ao pitoresco.
              Autor de Les Misérables e o corcunda de Notre-Dame, entre diversas outras obras.


Biografia de Carlos Drummond de Andrade

            Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 31 de outubro 1902. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo com os Jesuítas no colégio Anchieta.  Formado em farmácia,  com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil. 
             Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, Carlos Flávio, que viveu apenas meia hora (e a quem é dedicado o poema "O que viveu meia hora")
             Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo e prosseguindo até seu falecimento, que se deu em 1987 no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua única filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas.
             Quando se diz que Drummond foi o primeiro grande poeta a se afirmar depois das estreias modernistas, não se está querendo dizer que Drummond seja um modernista. De fato herda a liberdade linguística, o verso livre, o metro livre, as temáticas cotidianas.


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Semana Literária

               A semana literária é uma semana muito divertida, pois nus ajuda a conhecer um pouco mais sobre a literatura.
           Nos vimos vários teatros, canções, poesias, atividades e lindas exposições. Assim nos conhecemos as histórias de grandes autores brasileiros. 
           Nem da para acreditar em que um livro faz com o ser humano, ele consegue fazer  como que toda aquela fantasia se torne realidade.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Biografia Luiz Ruffato

                Luiz Ruffato é mineiro de Cataguases, onde nasceu em 1961, filho de um pipoqueiro semi-analfabeto e de uma lavadeira de roupas analfabeta.
           Formou-se em tornearia-mecânica no Senai de Cataguases (1977) e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981).
           Trabalhou como auxiliar de pipoqueiro, caixeiro, balconista de armarinho, operário têxtil, torneiro-mecânico, professor, gerente de lanchonete, vendedor de livros ambulante e jornalista.
             Como escritor, lançou seu primeiro livro em 1998 (Histórias de remorsos e rancores); o segundo em 2000 (os sobre viventes), que ganhou uma Menção Especial no Prêmio Casa de las Américas.
           

Biografia de boneca Julieth

            Antes de começarmos essa biografia tenho que dizer que isso é um trabalho de escola onde tivemos que criar um boneco(a) e apresenta-lo(a) no blog. 
          Julieth é uma super heroína completamente atrapalhada. Nasceu no dia 26/08/1995 na Inglaterra.
           Sabe todas as línguas do mundo, sabe voar, correr bem mais rápido que a luz e pode não parecer mas é bem forte.
            Nesses últimos dias Julieth fez sua aventura mais esquisita era socorrer um francês de um bandido ninja. Ela fez uma grande bagunça entre elas foram:
            * Um bebê que não vai ver seu chocalho por um tempo.
            * Uma mulher que vai demorar para refazer sua barraquinha de flores.
            * E um homem que vai ter que arranjar outra câmera digital com fotos de Paris.
Fora isso e um pouco mais ocorreu tudo bem.
             Apesar de toda essa bagunça ganhou uma medalha do presidente da França por ter socorrido um francês que na verdade era um diplomata em uma missão secreta de paz.

terça-feira, 26 de março de 2013

Biografia de Vinicius de Morais


     Vinicius de Morais foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira destacou-se como poeta modernista, mas também como compositor e letrista popular.
     Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes nasceu em 1913, no Rio de Janeiro, onde morre, infelizmente, em 1980.
     Com 15 anos começa a compor músicas populares.
      Em 1938 vai estudar na Inglaterra e "lança": Novos Poemas. De volta ao Brasil, ingressa no ministério das relações Exteriores, em 1943. Nesse ano, o livro: Cinco Elegias inaugura uma nova fase em sua poesia. 
       Em 1953 compõe seu primeiro samba:" Quando tu passas por mim",e publica a peça: Orfeu da Conceição, em 1954. Em 1956 conhece o compositor Tom Jobim.
        É aposentado do serviço em 1968 pelo regime militar. A partir de 1969, torna-se parceiro do violinista Toquinho, com quem faz shows no Brasil e no exterior até sua morte.
         Porém, pode-se dizer que Vinicius de Moraes se imortalizou. Suas obras continuam a serem lidas e admiradas até hoje. Suas composições sempre são cantadas e interpretadas novamente. Quem contribui para a cultura nunca será esquecido.

terça-feira, 12 de março de 2013

Marina Colasanti



       Marina Colasanti nasceu em 1938 em Asmara, Etiópia, África. Casada com o poeta escritor Affonso Romano de Sant'Anna.  
Ao londo de sua vida morou 11 anos na Itália e hoje vive no Brasil. Já publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. Recebeu o Prêmio Jabuti com Eu sei.
        Marina já fez várias histórias sobre amor: Eu Sozinha, Zoológico, A Morada do Ser, A nova mulher (que vendeu mais de 100.000 exeplares)... e os para crianças:Uma Idéia Toda Azul e Doze Reis e a Moça do Labirinto de Vento.

         Ela também colabora em revistas femininas, e é convidada para cursos e palestras em todo o Brasil.

domingo, 10 de março de 2013

Minha Autobiografia (Trabalho de História)

     Eu Ana Lídia nasci no dia 25/03/2002 em Belo Horizonte Minas Gerais de acordo com minha Certidão de Nascimento. Filha de Sergio Gonçalves e Ivelise Guimarães, e irmã de Pedro José.
Em 2006 aos 4 anos fui para a escola Colégio São Paulo onde aprendi a ler escrever... também tive muitas amizades onde as conservo até hoje, de acordo com fotos.
Em 2008 aos 6 anos ocorreu minha formatura de despedida do infantil e começar o fundamental I, de acordo com meu diploma e fotos.
Um fato interessante sobre mim é que em 2011 foi a primeira vez em que fui a praia, onde lá comemorei meu aniversário de 9 anos, de acordo com fotos e vídeos.
Em dezembro de 2011 minha única avó, faleceu.
No final de 2012 nossa turma do 5ºano foi a um hotel fazenda chamado Free Time para despedir do fundamental I e iniciar o fundamental II. De acordo com fotos.
   Hoje em 2013 estou no 6ºano e ao longo de todos esses anos de minha vida realizei várias conquistas que hoje me orgulho muito delas.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Objetivo do Blog

     Olá meu nome é Ana Lídia Guimarães e esse vai ser o meu caderno virtual de português onde vai ter trabalhos que talvez possam interessar vocês, direcionados pela minha professora Maria de Lourdes.
      O blog é uma maneira bem interessante de estudar e estar conectado com tudo que acontece no mundo, independente do assunto.
       Fora que é bem legal fazer um trabalho diferente, um trabalho virtual.
      Então espero que eu possa ajudar vocês com trabalhos, deveres e etc.
      Um abraço da Ana Lídia.